Dicas e Truques sobre o universo linux, web e muito mais...

Principais diferenças entre Windows e Ubuntu

diferenças entre win e linux
Olá leitores, neste artigo eu vou fala sobre as principais diferenças entre Microsoft Windows e o Linux Ubuntu. Não estou promovendo nenhuma comparação entre os dois, pois eu acredito não dá para comparar, ambos tem objetivos e perpectivas diferentes. O meu objetivo com este artigo é ajudar os usuários do windows a conhecerem as diferenças do ubuntu.

Para complementar leia também esses posts:

Principais Diferenças

O simples fato do ubuntu ser em código aberto já trás várias vantagens sobre o windows. O ubuntu conta com a colaboração de milhares de desenvolvedores ao redor do mundo, e acreditam que podem superar os projetos controlado por poucas equipes de desenvolvedores pago. Ele também incentiva os seus usuários a só usar software livre.

Custos

No windows o preço aumenta com a funcionalidade adicional e aplicativos. Ás vezes o preço é associado a um fator do uso de aplicativos de terceiros e não apenas uma decisão da Microsoft. No ubuntu as novas versões de lançamento e aplicativos são gratuitos.

Nova Versão

No windows são lançadas versões para usuários comuns e profissionais umas com mais recursos que a outra, por exemplo, a versão basic tem menos recursos que a profissional. No ubuntu é uma versão só para usuários comuns e profissionais.

Segurança

O windows é mais visado pelos hackers e por isso é atacado constantemente, além de oferecer acesso ao usuário administrativo diretamente. O ubuntu é raramente atacado por vírus e malwares. O próprio usuário pode bloquear certas tarefas executadas negando privilégios administrativos.

Personalização

Muitos falam que o windows é bem limitado em questão personalização, mas da para ter um ambiente de trabalho no windows agradável e bonito. Mas o ubuntu te da mais possibilidades de personalização.

Armazenamento de Dados

O windows em questão armazenamento é muito desorganizado, melhorou com a chegada do windows 7 que tá bem organizado, mas o XP convenhamos. Todos os dados ficam gravados em todo lugar. No ubuntu todos os dados produzidos pelo usuário é armazenado na "Pasta Pessoal" e isso facilita na hora do backup e/ou formatação.

Instalação

A instalação tanto do ubuntu quanto do Windows é bem simples basta ter o CD. Só que no ubuntu tem o a opção de usar o SO sem instalar, como se fosse um test-drive. No Windows a instalação é obrigatória. Além disso o ubuntu vem com uma enorme váriedade de aplicativos por padrão. No windows por padrão é bem mais limitado e tem que baixar algum software online e ter que instalá-los manualmente.

Opinião do Autor
Eu uso e gosto dos dois(Windows e Ubuntu) e você? Qual a principal diferença do Windows e do Ubuntu? Você usa os dois ou apenas um dos dois? Deixe sua opinião nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Conhecimento Linux
Design por João Elias - Topo ↑