Dicas e Truques sobre o universo linux, web e muito mais...

Dicas para deixar seu ubuntu mais seguro?

firewall
Todos sabem que o ubuntu é um dos S.O. mais seguros do mercado, tanto é, que existem poucos vírus para a plataforma, além das raras invasões aos usuários. Mesmo assim com a probabilidade baixa de invasão e/ou infecção por vírus, é necessário se proteger, as chances são baixas, mas existem.

Eu recomendo que você instale o "Firestarter", é um bom firewall irá proteger o seu computador de possíveis invasões. O programa é leve só pesa 51,9 kB para baixar e 7.877 kB depois de instalado e o melhor protege bastante.

Instalando e Configurando

Vai em "Central de Programas do Ubuntu" e pesquise por "Firestarter" e depois clique em instalar. Depois de instalado você abre, depois de aberto aparece uma mensagem de boas vindas, só clicar avançar. Na segunda parte você deve indicar qual a rede que você quer proteger, Dispositivo Enthernet (eth0) ou Dispositivo Dialup (ppp0). Se você usa a rede padrão do ubuntu a 1ª opção deve ser escolhida, se não, você deve escolher a 2ª opção.
firestarter
Clique sobre a imagem para aumentar o tamanho
Eu aconselho você a marcar a opção "Iniciar o Firewall ao Discar para Fora" e depois clique em avançar. Se tiver marcado a opção "Habilitar o Compartilhamento de Conexão Internet" desmarque, e clique em avançar, Depois só é salvar.

Via Terminal

sudo apt-get update
sudo apt-get install firestarter

Outras Dicas de Segurança

Mantenha seu ubuntu e programas sempre atualizados!
Nunca execute scripts desconhecidos! tipo esse "sudo apt-get http://endereçodesconhecido.org/kj.deb sh kj.deb", não execute em hipótese nenhuma.
Dê preferência aos programas da central de programas do ubuntu e evite baixar programas sem ser por lá.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Conhecimento Linux
Design por João Elias - Topo ↑