Dicas e Truques sobre o universo linux, web e muito mais...

Slackware Linux: 18 anos de vida !

slackware
Slackware Linux: é a distribuição GNU/Linux mais antiga em circulação até hoje. Seu criador e mantedor, Patrick Volkerding, Mantém a distribuição na simplicidade e estabilidade, Mantendo assim o padrão de distribuição mais Unix-like mantendo os usuários nas configurações no modo de texto sendo assim um total controle a personalização da interface gráfica.

Curiosidades:

  • Chegou a sua maioridade.
  • Nasceu em 1993, foi inicialmente baseada na distribuição chamada SLS;
  • Foi a distro mais popular de todas, sendo a primeira distribuição a vir com um instalador. Pois antes do “slackware” para instalar o Linux tinha que ser um profissional na informática, montando o sistema passo a passo no HD. Com isso talvez sem o “Slack” não tivéssemos as outras distros, Debian, Ubuntu, Red Hat, Fedora, opensuse e etc.
  • Open SUSE foi baseada originalmente no Slack, com o tempo incorporou o formato de pacotes .rpm
  • Não tem um tempo determinado para uma versão recebe atualizações.

Programas e Recursos:

Slackware na mais recente versão, o Slack 13. Ele vem com recursos como: os Gerenciadores de ambiente gráfico KDE 4.2.4 e Xfce 4.6.1 vindo com suporte a partições ext4, com empacotamento próprio .(TXZ, a partir desta versão) e etc.
Como o KDE 4, esta com o ambiente de trabalho muito mais bonito e atraente, com alguns efeitos gráficos, por exemplo o Cube Desktop.
A respeito dos programas do Slack, uma série dos mais utilizados são o navegador Firefox,o gravador K3b, o reprodutor de áudio Amarok, o reprodutor de vídeos Mplayer, etc.
Como toda distro Linux, O Slackware possui uma grande comunidade de usuários, sites e fóruns, com intuito de ajudar e responder as dúvidas do usuários.

Opinião do Autor
Bom, É isso! Agora vocês conhecenram um pouco da historia da Slackware.Vale á pena usá-lo, dizem que ela é difícil, bom para iniciante pode ser um pouco complicada. Mas caso esteja procurando estabilidade e segurança que seja fiel ao Linux, você encontra tudo isso e mais no Slackware.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Conhecimento Linux
Design por João Elias - Topo ↑